#MEMÓRIA “Centenário do Futebol de Bragança sem nenhuma solenidade Institucional”

No dia 10 de junho de 1917, um jogo entre Bragança Sport Club e Caeté Sport Club inaugurou o estádio municipal, localizado - àquela época - onde hoje é a residência Episcopal, Praça da Matriz (Praça Major Batista Júnior).
O Caeté venceu a partida inaugural com um placar de dois tentos a zero e conquistou dessa forma a Taça São João, primeiro prêmio que se tem notícia de eventos esportivos municipais, segundo o pesquisador José Ribamar Gomes de Oliveira.
Ribamar escreveu diversos livros, entre os quais o “Bragança, Futebol e Cultura”, onde ela narra com mais detalhes a trajetória deste esporte em terra caeteuaras.
O pesquisador informa que a prática esportiva interessava mais aos filhos de europeus retornados do velho continente do que as pessoas do povo, mas com o tempo o futebol se popularizou.
Abnegados e anônimos fazem parte da história do futebol bragantino, mas há que destacar nome como Alberto Maia; Filenilo da Silveira Ramos; Raimundo Naseaseno Ferreira; e Augusto Pereira Correa.
As dimensões do primeiro estádio eram de 120 metros X 180 metros, e, de acordo com o historiador Benedito Cézar Pereira, citado por Ribamar, inicialmente, os clubes eram identificados pelas letras do alfabeto, nesse caso, equipe “A”, e equipe “B”, mas logo receberam nomes próprios.
O Time “A” se tornou no Bragantino Sport Club; e, o time B se tornou no Caeté Sport Club, com os atletas trajando, calção branco, e camisas listradas, vermelhas (o Bragantino); e calção branco, e camisas listradas, azuis (o Caeté).
SÚMULA DO JOGO DA PARTIDA INAUGURAL DO FUTEBOL EM BRAGANÇA DO PARÁ
BRAGANÇA - Plácido (Leôncio), Oscar e Monguba; Viló, Moacir e Piaba; Miranda, Carepa, Propercio, Alrlindo Luz e Sandu
CAETÉ – Souzinha, R. Souza, e Violão. Floriano, Salu, e A. Lobão; Dico, Dorinho, Pinagé, Candinho e P
ÁRBITRO - Pedro Araújo
Datas do Futebol Bragantino, de acordo com o pesquisador RIBAMAR OLIVEIRA:
5 de junho de 1917 – Fundação da LIGA BRAGANTINA DE FOOT-BALL
10 de junho de 1917 - Inauguração do campo da matriz
7 de setembro de 1940 – Criada a Liga Bragantina de Esportes
31 de julho de 1955 – Criada a Liga Esportiva de Bragança
19 de JULHO – DIA DO FUTEBOL

Fonte © #TRIBUNADOSALGADO
Tecnologia do Blogger.