#GASTRONOMIA “Comitiva política degusta massas artesanais acompanhadas de molhos exóticos e autorais”

Ravioli de açaí com aviú; ravióli de jambu com pirarucu; ravioli de maniçoba; espaguete de açaí, jambu; e urucum. Este foi o cardápio do jantar servido pelo bragantino Valfir Ribeiro, criador e Chef do Instituto Mandicoeira, aos ministros do Turismo; da Integração e Desenvolvimento Regional; e a diversos parlamentares, e lideranças regionais, que prestigiaram a abertura do 29º Festival Junino de Bragança, cujas ações de promoção, comunicação, e comercialização, são incentivadas pelo governo Federal via Ministério do Turismo.
Valfir tem 43 anos de idade, 23 de profissão, 14 dos quais dedicados a pesquisa e prática com a artesania, culinária, e sustentabilidade agroecológica, e cuja essência, segundo ele, vem de berço, já que é filho da terra caeteuara, com o pai nascido nos campos de cima, e, a mãe, nos campos de baixo. 
E toda esta originalidade que sempre o acompanhou e que permitiu que ele aprofundasse ainda mais suas pesquisas e experiências práticas em gastronomia bragantina foi disponibilizada na noite desta quinta-feira (8/6), no salão Beneditino, em Bragança do Pará.
O Instituto Mandicoeira, de acordo com Valfir,desenvolve um projeto sem fins lucrativos, de caráter social, que resgata os alimentos para a educação da população.
"Fazemos um trabalho de resgate, traduzimos o alimento em uma nova linguagem, e tudo isso volta ao produtor, ao artesão, e ele reconhece esse alimento, volta a plantar, e buscar um mercado de economia rural, para ele, porque o Instituo não vai buscar um mercado, mas a população, e faz com que ela perceba que este alimento é nutritivo, de grande valor de mercado”, esclarece o Chef. 
Valfir já trabalhou com diversos produtos artesanais criados por ele próprio, como por exemplo ketchup de caraná, tucupí em pó, de primeira linha,já catalogados pelo Instituto, mas que precisam de parceiros para que cheguem ainda mais próximo das comunidades.


Fonte © #TRIBUNADOSALGADO
Tecnologia do Blogger.