#VANGUARDA “Academia de Letras do Brasil formará 40 jovens poetas em Bragança do Pará”

Terra de poetas, Bragança do Pará é o primeiro Município brasileiro a ter uma escola focada na formação deste gênero literário.

A Escola Poética Literária Bragantina Dom Miguel Maria Giambelli será fundada nesta sexta-feira (24/3/2017), data histórica para o idealizador da proposta, José Ribamar Gomes de Oliveira.

Autor de cerca de dez livros, o memorialista é presidente regional da Academia de Letras do Brasil – ALB, pela via da qual o projeto é realizado.

A academia abraçou o projeto e designou à acadêmica Maria Lena Cláudia Amorim a tarefa de dirigir a escola que terá cerca de 40 alunos, de escolas públicas (12) e privadas (2).

“Se a poesia está na vida de todos nós, nós vamos trazer a poesia, e a nossa vida, para dentro da escola, com sensibilidade e criatividade”, esclarece a professora-imortal.

Os alunos e os professores da escola serão selecionados via edital público.

Os futuros poetas têm de ser bons alunos nas suas escolas de origem, este é um dos critérios de seleção.

E os professores, voluntários, também tem de ser qualificados de forma a saber dialogar e trocar conteúdos.

21 disciplinas compõem a grade curricular da Escola de Poetas, entre as quais Teoria Linguística; Leitura e escrita literária; Ortografia e Gramática;  Análise e Estética;  Literatura, paraense e bragantina.

De acordo com a gestora, a escola pode e deve ser um lugar onde a aproximação com a poesia deve acontecer de forma livre e espontânea.

As aulas ocorrem nas escolas parceiras e a primeira turma será formada em 2019.

Ao longo do curso os novos poetas socializam suas produções em saraus públicos e, no final do curso, eles reúnem a obra em livro, que será publicado pela ALB-BRAGANÇA.

Entre os parceiros da Escola de Poetas estão: Prefeitura de Bragança/SEMED, Governo do Pará/SEDUC/URE, e Polícia Militar do Estado.

A cerimônia de fundação da Escola de Poetas acontecerá no Salão Beneditino, a partir das 19H, nesta sexta-feira (24/3/2017).



                                                     Fonte © #TRIBUNADOSALGADO
Tecnologia do Blogger.