#AMAZÔNIAPANC “Plantas Alimentícias Não Convencionais reúne Chefs em Belém”


O Chef bragantino Ophir Oliveira participará do Encontro sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais da Amazônia, AMAZONIA PANC, dias 8 e 9 de Abril, na Estação Gasômetro, Belém.
Juntos, cerca de 20 cozinheiros, mateiros e cientistas interagem na cozinha, enquanto preparam pratos que serão degustados pelo público, num espaço de convivência.
O evento será transmitido ao vivo.
O cozinheiro e colunista de gastronomia, fundador do instituto Atá, Roberto Smeraldi, avisa que, em vez de palestras, o público vai testemunhar uma convivência imprevisível e degustar pratos inusitados.
Atualmente empenhado na construção, em Belém, de um Centro Global de Gastronomia e Biodiversidade, Smeraldi diz que vai o AMAZONIA PANC vai surpreender o público e contribuir  para que possa entender melhor o privilégio e as oportunidades de viver nessa região.
As PANCs são uma alternativa barata e nutritiva às opções contaminadas por agrotóxicos disponibilizadas nos mercados, e que nem sempre são acessíveis.
E estes novos sabores nutrientes das PANCs podem ser encontrados nos jardins e quintais, além das florestas que compõem a diversidade amazônica.
São alimentos que têm relação direta com a nossa cultura e com o ambiente em que vivemos.
E compõem um universo gastronômico dos alimentos da biodiversidade.
Um misterioso mundo das Plantas Alimentícias Não-Convencionais, ou simplesmente PANC’s como são conhecidas, começa a ser revelado.
Mas a informação sobre existência, uso e distribuição das PANCs ainda é privilégio de mateiros tradicionais, além de alguns cientistas, pesquisadores e cozinheiros.
Pauta
     Identificação e explicação sobre as PANCs da Amazônia a serem utilizadas no evento.
    Apresentação de mateiros responsáveis por encontrar as PANCs
    Apresentação de pesquisadores ligados ao tema
    Presença de chefs renomados
    Preparo das PANCs em ambiente participativo e interativo
    Degustação de pratos

Mais informações http://www.amazoniapanc.com/


 
                                             Fonte © #TRIBUNADOSALGADO
Tecnologia do Blogger.