#PATRIMÔNIO “Mâncio Ribeiro completa 117 anos, 10 dos quais, em reforma”



A Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Mâncio Ribeiro completa 117 anos, em Bragança do Pará.
A escola é um patrimônio do Município, tendo por ela passado muitos de seus ilustres filhos.
Mas, o prédio onde funcionava a antiga escola Monsenhor Mâncio Ribeiro passa por uma reforma que se arrasta desde 2007.

A reforma vai transformar o espaço em um Teatro-Musical, entretanto, ninguém ainda informou de onde virão os recursos para manter o projeto do dublê de arquiteto e secretário de cultura, Paulo Chaves. 


A decadência do prédio onde funcionava a escola é um sintoma da degradação do patrimônio público de Bragança, Município que assistiu de forma passiva a queda de vários prédios históricos, como a própria Casa da Cultura.

Usado como porão da ditadura militar, o grandioso e histórico Palacete construído em 1920, que, segundo o historiador Dário Benedito, serviu de abrigo do 35º Batalhão de Caçadores, que ocupou Bragança, durante a 2ª guerra mundial.

Hoje, localizada na Travessa Oliveira Pantoja, bairro do Riozinho, a escola oferece educação de Jovens e Adultos – Supletivo, ensino Fundamental, e Médio.
A escola possui 682 alunos no ensino Fundamental e Médio. Em 2014 os alunos que prestaram ENEM obtiveram nota média de 434,1 pontos.
De acordo com o Censo/2015, a escola tem acesso à Internet, Banda larga, Laboratório de informática, 14 salas de aulas, quadra de esportes coberta, banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, Refeitório, e Área verde.


Fonte © #TRIBUNADOSALGADO
Tecnologia do Blogger.