#MEDITERRÂNEOS - “Professor e polemista, senador Cristovam Buarque lança livro em Belém”

Com mais de trinta obras publicadas, o ex-reitor da UNB, ex- ministro da Educação, ex-governador, e atual senador pelo Distrito Federal, Cristovam Buarque, lança “MEDITERRÂNEOS INVISÍVEIS: Os muros que excluem os pobres e aprisionam os ricos” (Editora Paz &Terra), em Belém.
No livro, Cristovam, que ainda é o professor emérito da UnB, relata o cotidiano de campos de refugiados, a partir de viagem pela fronteira da Turquia com a Síria, entre Istambul e Kilis,  próximo a Alepo ,onde conviveu e entrevistou refugiados, e seus familiares, deslocando-se a narrativa por outros cenários, desde o Nordeste brasileiro até países africanos.
De acordo com a jornalista Luciana Villas-Boas, “MEDITERRÂNEOS INVISÍVEIS  é um misto de ensaio, reportagem ,e relato de viagens, que aborda o problema dos refugiados do Oriente Médio na Europa dentro do quadro conceitual que o senador desenvolveu em A CORTINA DE OURO: depois da queda do Muro do Berlim, a divisão fundamental da humanidade passou a ser a apartação entre pessoas ricas e pobres”.
Em uma resenha sobre a obra, a diretora executiva do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI), Daniela Alves, destaca que o autor “leva-nos a refletir que o silêncio é o ápice do egoísmo e ignorar os problemas globais se mostra como a sentença de morte da humanidade, algo que nos coloca diante da realidade de, hoje, mais que outrora, termos de pesar sobre o fato de a colaboração ser o caminho, o campo e o instrumento por excelência da política, bem como a pauta para a salvação da humanidade”.


SERVIÇO > Lançamento do livro MEDITERRÂNEOS INVISÍVEIS: Os muros que excluem os pobres e aprisionam os ricos”. Sexta, 13/1, 17H. Local: Auditório do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA) .   Endereço: Tv. Magno de Araújo, 474, Telégrafo – Belém – PA.



                                               Fonte © #TRIBUNADOSALGADO

Tecnologia do Blogger.