#218ANOS "Marujada de São Benedito já contagia Bragança"



A tradicional MARUJADA DE SÃO BENEDITO DE BRAGANÇA DO PARÁ é uma festividade religiosa que decorre durante todo o ano e que tem a sua culminância em Dezembro.
As peregrinações começam com a saída dos três santos da Igreja de São Benedito.
Os santos das Colônias e dos Campos são os primeiros a sair em peregrinação, conduzidos pelas comitivas, normalmente em meados de abril.
O santo das Praias sai em peregrinação no final de Abril, começo de Maio.
Entre os meses de Novembro e Dezembro, as comitivas de esmolações, retornam.
O Santo das Praias tradicionalmente chega no dia 8 de Dezembro, vindo desde o Camutá, pelas águas, com procissão pelas ruas da cidade.
Nesse período as três comitivas esmolam e fazem ladainhas nas diversas casas do Município, sendo concorridos estes momentos de fé e emoção.
As festividades oficiais começam no dia 18 de Dezembro e encerram no dia 26 de Dezembro, com a procissão, de tarde, e o desfile das marujas e dos marujos a volta da Igreja, à meia-noite.
Nesse período de 18 a 26 de Dezembro, ocorrem diversas atividades religiosas e culturais, com o Barracão e o museu da Marujada sendo bastante frequentados.
Os espaço ficam até reduzidos para tanta gente que quer dançar ao som das rabecas, retumbões...
Na manhã deste domingo, 18 de Dezembro, após alvorada de fogos, as Marujas saíram em desfile pelas ruas, conferindo aquele tradicional colorido ao Município.
Quem nasceu em Bragança, quem ama Bragança, que é devoto do Santo, quem tem sensibilidade, e se emociona com as coisas belas da vida, sabe do que estamos escrevendo e de como é contagiante Bragança neste período.
A cidade se torna ainda mais abençoada.
Viva o Glorioso São Benedito.
Começou a Marujada!


                           Fonte © #TRIBUNADOSALGADO (Foto PAULO WEYL)
Tecnologia do Blogger.