#POSSE "Dom Jesus María Cizaurre Berdonces assume Diocese de Bragança"

“Nestes primeiros anos, eu vou aprender, e conhecer a realidade, os padres, as paroquias, as comunidades, as pastorais, e a própria realidade cultural de Bragança, para depois me integrar nesse trabalho que é a missão da Igreja, a evangelização, não venho ensinar, mas contribuir com a caminhada da Igreja, eu vim para continuar a missão de Dom Luiz na evangelização da Diocese, e venho aberto para conhecer toda a realidade, para trabalhar, e para colaborar com todos, porque a mesma fé que nos une é a mesma fé que me faz trabalhar pela evangelização”.
Os excertos acima foram retirados das falas de Dom Jesus María Cizaurre Berdonces, que é, como ele próprio declarou em entrevista exclusiva ao professor e radialista Beto Amorim (TV/Rádio Educadora),  um missionário que foi chamado por Deus para trabalhar pelo seu reino, para evangelizar.
Neste sábado (15/10), ele assumiu a Diocese de Bragança, e agora deverá anunciar a sua equipe de gestão, o que significa que o Município terá um novo Vigário Geral, e uma nova equipe de Curia para tocar a administração da própria Diocese.
A ritualística de sua posse compreendeu diversos rituais religiosos, que começaram pelas 9H30, quando saiu da Curia, e entrou na Catedral, tendo, de seguida, saído em procissão com outros bispos, arcebispos, e demais componentes do clero, e das Dioceses de Bragança, e de Cametá, da qual ele era Bispo, seguindo em cortejo com a participação de centenas de fieis, até o ginásio Dom Elizeu Maria Corolli (“Corolão”), onde ocorreu a posse canônica.
A missa terminou por volta de 12H30, quando, de seguida, foi ofertado um almoço para os convidados, e as caravanas de outros municípios, e das comunidades evangélicas da Diocese de Bragança, com a presença de vários prefeitos da região.


Nomeado Bispo de Bragança pelo Papa Francisco no dia 17 de agosto de 2016, Dom Jesus María Cizaurre Berdonces, nasceu em Valtierra, arquidiocese de Pamplona y Tudela (Espanha, 6/1/1952).
No Pará, foi Secretário, vice-presidente, e presidente Regional da CNBB - Norte 2 (2007).
Foi vice-prior da Casa de Nossa Senhora da Saúde, em São Paulo (1990-1994).
Pároco de São José de Queluz (1994-1997)
Vigário Episcopal em Belém do Pará (1994-1997).
E Vigário Provincial da Ordem dos Recoletos no Brasil (1997 a 2000).
Fez um grande trabalho na Prelazia de Marajó.
Vigário paroquial em Portel (1977-1978).
Pároco, em Afuá (1978-1986).
Foi também Vigário, em Salvaterra (1986-1987).
E Superior da Missão, Reitor do Seminário de Soure (1987-1990).
Entrou no Seminário da Congregação dos Agostinianos Recoletos, em Martutene, Espanha (1964).
Estudou filosofia no seminário de Santa Rita (OAR), em San Sebastiáne (1968/1971).
Professou seus votos solenes na Ordem dos Agostinianos Recoletos (10/9/1972).
Fez o seminário Teológico, em Buen Consejo, em Granada, onde obteve um bacharelado em Teologia (1972/1976).
Sob o lema episcopal PAX ET FIDES (Paz e fé), o novo Bispo teve a sua ordenação presbiteral no dia 26 de junho de 1976 (Granada, Espanha), sendo, no dia 7 de maio de 2000, a ordenação episcopal.
Antes de ser nomeado pelo Papa, estava em Cametá, também no Pará, tendo sido nomeado o primeiro Bispo Diocesano daquele Município.

Fonte © #TRIBUNADOSALGADO (Com informações de San Marcelo / Foto Beto Amorim)
Tecnologia do Blogger.