#ETNOBIODIVERSIDADE “Seminário pauta questões socioambientais amazônicas”

Um espaço para o diálogo entre academia e os povos tradicionais.
Assim pode ser definido o II Seminário de Etnobiodiversidade que acontecerá este mês (25, 26, 27/10).
A diferença e a diversidade das dinâmicas institucionais e os saberes das populações  tradicionais serão dialogadas durante o evento.
A ideia é problematizar a noção de biodiversidade e de etnobiodiversidade a partir de suas dimensões sociais, culturais, políticas, religiosas, de gênero.
O seminário também quer aproximar os programas de pós-graduação da UFPA e de outras instituições.
O Seminário acontecerá em grande parte na comunidade tradicional pesqueira de Vila Que Era em Bragança.
E o encerramento será na praça ao lado do campus UFPa-Bragança, onde ocorrerá uma feira de sabores, saberes e fazeres artesanais.
Além disso, haverá exposições de trabalhos acadêmicos dos alunos e apresentações culturais.


O II Seminário de Etnobiodiversidade e Questões Socioambientais na Amazônia é organizado pelo Grupo de Estudos Socioambientais Costeiros –ESAC; UFPA – Campus de Bragança; Grupo de Pesquisa em Educação, Trabalho, Tecnologia, Humanidades e Organização Social (ETHOS) IFPA–Campus de Bragança; e a Comunidade Vila Que Era.
São colaboradores o Programa de Pós-Graduação em Biologia Ambiental (PPBA) UFPA – Campus de Bragança; Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPGLSA) UFPA –Campus de Bragança;  e Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPA); IFCH-UFPA - Campus Guamá
E os parceiros: Coletivo BORA; Instituto de Estudos Costeiros (IECOS); PET Pesca, Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca (CAEP-UFPA); Centro Acadêmico de Biologia (CABIO-
UFPA); Secretaria de Pesca e Economia de Bragança (SEMEP); Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP); Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bragança (SEMMA); Sindicato dos trabalhadores rurais; AGROMAR; EMATER; Colônia de pescadores Z-17; Escola E.E.F.M. Bolivar Bordallo.

Mais informações sqseamozonia.wixsite.com/seminário ou sqseamozonia@gmail.com

Fonte © #TRIBUNADOSALGADO
Tecnologia do Blogger.