#CULTURA “Festival de Cinema, Feira do Livro e Festa da Diversidade ocorrem em Dezembro em Bragança”



Os filhos e visitantes de Bragança do Pará vão desfrutar de bons momentos culturais entre os dias 5 e 11 de dezembro de 2016.
Nesse período, acontecem o III Festival Internacional de Cinema do Caeté – FICCA, a 1ª Feira Bragantina do Livro, e a Festa da Diversidade Musical.
Articulados entre si, estas ações ocorrem de forma colaborativa, com apoio de parcerias e redes de apoio, que envolvem instituições, empresas, hotéis, associações e coletivos.
Assim sendo, as programações são integradas e realizadas em diversos espaços do Município, como o IFPa, escolas públicas, comunidades quilombolas e praias.
Sob organização do Jornal #TRIBUNADOSALGADO, estas ações contam com a parceria do Instituto Federal de Educação do Pará – Campus Bragança; Academia de Letras do Brasil – Seccional Bragança; Programa Tô na Rede/Projeto Aluno Repórter.
E a rede de apoio é composta por: HOTEIS > Aruans Casarão; Palace; Alternativo; Pousada Ajuruteua;  GRÁFICAS . São João Batista e Grafipel;  MÍDIA > Rádio Pérola FM; BLOG >  Holofote Virtual; PRODUTORAS > Central de Produção, Cinema e Vídeo da Amazônia; Subversiva  Produtora Cultural; ESPAÇOS  > Escola Rio Caeté;  Vacaria Club;  COLETIVOS > Bora; Pastoral da Juventude; ASSOCIAÇÕES > Associação de Moradores do Conjunto Residencial Joçao Mota II (Minha Casa, Minha Vida); Associação Remanescente Quilombola do América;  Associação Nacional de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde; Concelho Nacional dos Cineclubes Brasileiros – CNC; Federação Paraense de Cineclubes – PARACINE.



III Festival Internacional de Cinema do Caeté - FICCA,
Realizado através do Jornal “TRIBUNA DO SALGADO”, o #FICCA se constitui num espaço democrático de debate sobre sociedade e cultura, onde a relação hierárquica é substituída pela construção colaborativa do conhecimento, a partir da troca de olhares, experiências e perspectivas que estimulam o interesse da comunidade na arte e na participação social.


Inscrições / informações
Até o dia 30 de NOVEMBRO estarão abertas as inscrições para participar das atividades do III FICCA, da 1ª Feira Bragantina do Livro, e da FESTA DA DIVERSIDADE MUSICAL (E-mail ficcacinema@gmail,com / TELEFONE 91 – 988212419).


Homenagens
Este ano, o FICCA vai homenagear o cinema africano, com a exposição de obras do realizador Júlio Silvão (Cabo Verde).


Programação
Além das mostras competitivas,  o #FICCA organizará diálogos temáticos, rodas de conversas, minicursos, e pela primeira vez, a Feira do Livro, com exposição, venda e troca, além de lançamento de obras literárias, com a presença de autores, saraus, declamações, e outras atividades, como a Festa da Diversidade Musical, que encerrará o festival.


Prêmios
1.        Grande Prêmio do JURI (Concedido pela Comissão de Juris pela sua qualidade estética, técnica, artística e política);
2.        Prêmio do Juri Popular (Critério livre, concedido a partir de votação popular);
3.        Prêmio Imagem-Tempo (abrange as categorias: cenografia, figurino, fotografia, maquiagem);
4.        Prêmio Imagem-Movimento (abrange trilha sonora, montagem, roteiro, direção);
5.        Prêmio Experimental (abrange animação, videoclips, e outras experiências audiovisuais).
6.        Grande Prêmio FICCA de Direitos Humanos  (abrange filme de narrativa sobre os direitos de juventude, mulheres, comunidades LGBTs, indígenas, tradicionais, pescadores, extrativistas)


A Comissão de Juris Oficial é presidida pelo cineasta SÉRGIO SANTEIRO.


Coordenação
O FICCA tem a coordenação do autodenominado Carpinteiro de Poesia Francisco Weyl, diretor do Jornal "Tribuna do SALGADO", pela via do qual o FICCA é realizado. Poeta, realizador, cineclubista, e professor, ele é Mestre em Artes, Especialista em Semiótica - pela UFPa; e Bacharel em Cinema e Vídeo (ESAP / Portugal).


Produção
O FICCA é produzido pelos fotógrafos, criadores e artistas visuais SAN MARCELO e DRI TRINDADE


Parceiros
Instituto Federal de Educação do Pará – Campus Bragança; Academia de Letras do Brasil – Seccional Bragança; Programa Tô na Rede/Projeto Aluno Repórter;


Apoio
HOTEIS Aruans Casarão; Palace; Alternativo; Pousada Ajuruteua;
GRÁFICAS São João Batista e Grafipel;
MÍDIA > Rádio Pérola FM; BLOG Holofote Virtual;
PRODUTORAS > Central de Produção, Cinema e Vídeo da Amazônia; Subversiva  Produtora Cultural
ESPAÇOS Escola Rio Caeté;  Vacaria Club;
COLETIVOS Bora; Pastoral da Juventude;
ASSOCIAÇÕES Associação de Moradores do Conjunto Residencial Joçao Mota II (Minha Casa, Minha Vida); Associação Remanescente Quilombola do América;
Associação Nacional de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde; Concelho Nacional dos Cineclubes Brasileiros – CNC; Federação Paraense de Cineclubes – PARACINE.



Fonte © #TRIBUNADOSALGADO
Tecnologia do Blogger.