#RETROCESSO “LatinoBarômetro revela que brasileiro gosta menos de democracia”

Bragança > 8 de Setembro de 2016

Pesquisas são sempre questionáveis, há que aprofundar em seus dados, as diversas variáveis, algumas, inclusive, são encomendadas, para construir e/ou destruir “narrativas”.
A julgar por esta recentemente divulgada pelo LATINOBARÔMETRO, a população brasileira não crê tanto na democracia, mas pensa que a imprensa é independente.
O Latinobarómetro Corporación investiga o desenvolvimento social, e a percepção das populações latino-americanas sobre regime político, economia, e meios de comunicação.
De acordo com a pesquisa, mais da metade dos brasileiros (68%)  respondeu que não prefere a democracia a qualquer outra forma de governo
Ano passado, 54% dos brasileiros respondeu que prefere democracia a outra forma de governo.
Na vizinha Argentina, que acabou de eleger o conservador Macri, a percepção deles com relação a democracia é das melhores possíveis, chegando a 71%.
A pesquisa corrobora para o que eu tenho pensado, que são tempos sombrios estes em que vivemos.
A crise econômica em escala global desencadeou uma crise ética no Brasil.
O país foi varrido por denúncias, alguns foram presos, mas a farsa da Mídia e do Judiciário tornou este momento caótico.
Citados na maior operação contra a corrupção, a LAVAJATO, ministros, senadores, deputados, empresários, se mantém nos seus cargos, obstruem a Justiça.
E presidente interino que não gosta de ser chamado de golpista é ficha suja inelegível no seu Estado.
Mas, o congresso mais conservador de todos os tempos arranja brechas para salvar a pele das velhas raposas.
E se não tiver brechas, que se rasgue a Constituição.
Este Congresso deu tanto trabalho que derrubou a presidenta, passando por cima da Constituição, acusando-a de um crime, sem, entretanto, retirar-lhe os direitos políticos.
Questionadas pelos empresários agregados a FIESP, que precisam economizar dinheiro, fatalmente estão ameaçadas as conquistas trabalhistas, sociais, e previdenciárias.
Mas, a ignorância predomina, e os que têm olhos são visionários no meio dos cegos.
Os fascistas já colocaram as patas de fora, e os militares endureceram nas repressões aos protestos.
E para piorar, recentemente, foi divulgada uma pesquisa em que a democracia enquanto forma de governo foi rejeitada pela maioria dos brasileiros.

ACOMPANHE A PESQUISA COMPLETA AQUI :
https://www.nexojornal.com.br/grafico/2016/09/05/Qual-a-percep%C3%A7%C3%A3o-dos-brasileiros-em-rela%C3%A7%C3%A3o-%C3%A0-democracia

Fonte © #TRIBUNADOSALGADO (Texto Francisco Weyl, com informações de Daniel Mariani, Beatriz Demasi e Rodolfo Almeida  / NEXO)

Tecnologia do Blogger.