#RACISMO “Sacerdote afro-religioso estava marcado para morrer”



Bragança > 25 de Agosto de 2016

Pai José Mário Cavalcante” foi assassinado com 12 facadas.
Nomeado BABA ODÉ SIGBONILE pela sua função religiosa, ele tinha 40 anos idade.
Foi há menos de um mês (7/8/2016), no Icuí Guajará, Ananindeua.
A arma que o matou é popularmente conhecida como “peixeira”.
Mede entre 25 e 30 centímetros.
Foi o sexto caso de crimes contra negros que professam religiões de matrizes africanas.
O IML esteve no local, mas a policia civil teria chegado muito tempo depois.
O Boletim de Ocorrência é bastante pobre de informações.
E para se chegar ao autor do crime, precisa-se de uma profunda investigação.
Mas, a materialidade revela que o sacerdote tentou se defender.
O crime foi cometido com requintes de crueldade.
Partes de suas mãos e uma parte da pele de seu braço foram retiradas de seu corpo.
A Polícia tem que considerar que o terreiro dele já havia sido vítima de roubos, sequenciais.
Numa das vezes, os assaltantes roubaram os participantes de cerimônia religiosa.
E nas outras vezes, levarem-lhe todos os equipamentos domésticos.
Ficaram-lhe a cama, e o armário.
Ele também era ameaçado por vizinhos que discordavam de suas praticas religiosas.
E no dia do velório (08/10), a PM teve que ser acionada para proteger as pessoas que se sentiram ameaçadas por dois motoqueiros que logo escaparam.


O caso de BABA ODÉ SIGBONILE foi denunciado pelos povos de religião de matriz Africana em pauta na 308ª Reunião ordinária do CONSEP-PA, Conselho Estadual de Segurança Pública do Pará, que aconteceu nesta quarta (24/08).
Os afroreligiosos estão preocupados com o índice de violência na Região Metropolitana de Belém, onde seis pais de santo já foram assassinados, só neste ano.
Por causa disso, as autoridades tradicionais de terreiros protocolaram ofício ao Conselho de Segurança Pública do Estado do Pará – CONSEP-PA em que denunciam o clima de insegurança.
O documento propõe medidas para reduzir a violência contra os povos tradicionais de matriz africana no Pará.
Uma das propostas é a inclusão de matéria referente ao respeito às tradições de matriz africana nos cursos de formação de policiais civis e militares, para que o sistema de segurança pública saiba como lidar com povos tradicionais.
Outra proposta, a formação de um grupo de trabalho no CONSEP que possa mapear as queixas de violência contra terreiros de comunidades tradicionais de matriz africana, e que também venha a levantar todos os casos, inclusive os acima mencionado.
O ofício também lista a série de violências praticadas contra os sacerdotes de matriz africana nos últimos meses, de acordo com levantamento realizado pelas entidades Cedenpa, OAB, CEDECA e SDDH, integrantes da representação social do Consep, conforme seguem abaixo:
05/10/2015 – Executado dentro da igreja. Vítima tentou se esconder em templo evangélico, mas foi morto a tiros por bandidos encapuzados, em Benevides. De acordo com informações repassadas pela polícia, Roberto era pai de santo e ainda não se sabe o que motivou o homicídio, já que não há indícios de envolvimento dele com a criminalidade. http://www.ormnews.com.br/noticia/executado-dentro-da-igreja ehttp://www.ormnews.com.br/noticia/umbandista-executado-a-tiros
02/12/2015 - O pai de santo Marco Antônio Albuquerque da Cruz, de 50 anos, babalorixá do candomblé, foi encontrado morto dentro da casa em que morava no bairro da Pratinha II, em Belém. http://mobi.diarioonline.com.br/noticias/policia/noticia-352114-pai-de-santo-e-encontrado-morto-dentro-de-casa.html
17/12/2015 - o pai de santo José Flávio Ferreira de Andrade, de 36 anos, foi atingido com 3 tiros e caiu morto em frente à casa onde morava, localizada no bairro Estrela, mais precisamente na Alameda Liberdade.http://www.diarioonline.com.br/noticias/policia/noticia-353643-tres-pessoas-sao-assassinadas-a-bala-em-castanhal.html
22/12/2015 = Na madrugada desta última terça-feira um pai de santo de 50 anos foi assassinado a tiros e facadas dentro de sua residência localizada no bairro Águas Negras no distrito de Icoaraci (21 km de Belém). http://adilsonribeiro.net/2015/12/24/quinta-feira-1608h-pai-de-santo-e-morto-a-tiros-e-facadas-dentro-de-casa/

Fonte © #TRIBUNADOSALGADO (Com informações de documento divulgado com assinaturas de 97 autoridades religiosas (pais e mães de santo), 74 terreiros, 31 organizações de povos tradicionais de matriz africana e 22 organizações do Movimento Negro,em mãos do Conselho de Segurança Pública do Estado do Pará )

Tecnologia do Blogger.