#OFICAL "Regulamento - FICCA - 2016"



O Jornal Tribuna do Salgado torna pública a inscrição para o processo seletivo de obras cinematográficas brasileiras e estrangeiras de curtas, médias, longas metragens, e documentários, do III  FICCA - Festival Internacional de Cinema do Caeté.


REGULAMENTO - FICCA - 2016


Capítulo I - DO FESTIVAL
Art. 1º - O III FICCA - Festival Internacional de Cinema do Caeté é uma iniciativa sem fins comerciais do Jornal TRIBUNA DO SALGADO, com atividades previstas para acontecer em diversos espaços culturais do referido município, entre os dias 8 e 11 de Dezembro de 2016.
Art. 2º - O III FICCA - Festival Internacional de Cinema do Caeté poderá programar solenidades como premiações, mostras competitivas de filmes de curtas, médias e longas metragens, mostras paralelas, rodas de conversas, minicursos, lançamentos de livros, catálogos, DVDs.
Art. 3º - O III FICCA - Festival Internacional de Cinema do Caeté será presidido pelo diretor executivo do Jornal Tribuna do Salgado, Francisco Weyl, que mobilizará uma comissão organizadora colaborativa para indicar a composição de Juri, elaborar o Regulamento, e gerir as ações necessárias à produção de referido certame, mediante parcerias com instituições públicas e privadas e organizações da sociedade civil.

Capítulo II - DA FINALIDADE
Art. 4º - O III FICCA - Festival Internacional de Cinema do Caeté tem por finalidade refletir sobre a lógica do mercado audiovisual, enraizar a arte cinematográfica no cotidiano das comunidades locais, conquistar um novo tipo de público para o cinema, potenciar a liberdade criativa, e estimular o surgimento de novos realizadores, a partir de ateliers em escolas públicas, associações comunitárias, comunidades tradicionais, e quilombolas.

Capítulo III - DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO
Art. 5° - Poderão participar deste Concurso pessoas físicas, e coletivos audiovisuais, sendo autores, criadores, e realizadores, das obras fílmicas, nas categorias de longa-metragem, média-metragem,  curta-metragem, e documentário, na forma indicada no Capítulo VII deste Regulamento.

Capítulo IV - DAS INSCRIÇÕES
Art. 6º - As inscrições dos filmes que concorrerão à seleção no III FICCA - Festival Internacional de Cinema do Caeté, serão realizadas via EMAIL (ficcacinema@gmail.com), sendo, o REGULAMENTO, e a FICHA DE INSCRIÇÃO, disponibilizados em www.tribunadosalgado.blogspot.com, no período de 15 de agosto de 2016, até às 23h59min do dia 30 de setembro de 2016.
§ ÚNICO - Em caso de dificuldade para acessar o REGULAMENTO e a FICHA DE INSCRIÇÃO os interessados poderão solicitar estes materiais diretamente por EMAIL (ficcacinema@gmail.com).
Art. 7º - No ato da inscrição por EMAIL (ficcacinema@gmail.com), deverá ser anexado e encaminhado o seguinte material à Coordenação do Festival:

  1. Ficha de inscrição preenchida, e “escaneada”, com a assinatura do responsável pela obra inscrita.
  2. Sinopse do Filme a concurso
  3. Ficha técnica completa do filme a concurso
  4. 3 fotografias, sendo Uma fotografia do cartaz do filme; Uma fotografia de cena do filme; e Uma fotografia do realizador do filme e/ou equipe
  5. Link para visionamento da obra e a sua respectiva senha

Art. 8º - A FICHA DE INSCRIÇÃO e os seus anexos também poderão ser encaminhados pelos correios para o III FICCA - Festival Internacional de Cinema do Caeté / Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1613 / Centro – Bragança – Pará – CEP: 68600-000.

§ 1º - Para efeito de inscrição, será considerada a data de postagem nos Correios, sendo, entretanto, desconsideradas as inscrições postadas após esta data.
§ 2º - Despesas e encargos referentes à remessa do material ficam a cargo do remetente.

Capítulo V - DAS MOSTRAS COMPETITIVAS
Art. 9º - O Jornal Tribuna do Salgado (www.tribunadosalgado.blogspot.com.br) tornará pública a escolha dos filmes que comporão as mostras do certame a partir do dia 1º de Novembro de 2016.
Art. 10º - O enquadramento das candidaturas dos filmes nas mostras será feito por uma comissão de seleção indicada pela Coordenação do FICCA.
Art. 11º - As mostras competitivas e paralelas do III FICCA compreendem a exibição dos filmes convidados e dos filmes concorrentes às premiações constantes no Capítulo VII deste Regulamento.
Art. 12º - Poderão ser exibidos nas mostras competitivas filmes que tenham sido concluídos até às 23h59min do dia 30 de setembro de 2016, sendo dada preferência, mas não exclusividade, para não-inéditos e que não-tenham conquistado prêmios em festivais de quaisquer naturezas.
Art. 13º - Os filmes das mostras competitivas e das mostras paralelas serão exibidos no formato digital.

Capítulo VI - DOS JÚRIS
Art. 14° - A Comissão dos Juris Oficial será constituída por realizadores, pesquisadores, professores, e  artistas convidados, pelo III FICCA.
Art. 15°  - À Comissão dos Júris Oficial caberá selecionar, avaliar e julgar os trabalhos inscritos e indicar os premiados do III FICCA - Festival Internacional de Cinema do Caeté.
Art. 16°  - A Comissão dos Juris é soberana para estabelecer seus procedimentos de trabalho, sendo irrecorríveis as suas decisões.
Art. 17°  - A Comissão dos Juris será extinta com a entrega do relatório final à Coordenação do III FICCA, que procederá imediatamente a sua divulgação via o Jornal TRIBUNA DO SALGADO.

Capítulo VII - DA PREMIAÇÃO
Art. 18° - O III FICCA reconhecerá com prêmios filmes nacionais e estrangeiros , independentemente do formato de captação e do tempo de duração da obra, e mediante critérios de ordem artística, estética, poética, pedagógica, política, e social, nas seguintes categorias:
  1. Grande Prêmio do JURI (Concedido pela Comissão Oficial de Juris pela sua qualidade estética, técnica, artística e política, em geral);
  2. Prêmio do Juri Popular (Critério livre, concedido a partir de votação popular);
  3. Prêmio Imagem-Tempo (abrange as categorias: cenografia, figurino, fotografia, maquiagem);
  4. Prêmio Imagem-Movimento (abrange trilha sonora, montagem, roteiro, direção);
  5. Prêmio Experimental (abrange animação, videoclips, e outras experiências audiovisuais).
§ ÚNICO - Além destas categorias, o III FICCA concederá o “Grande Prêmio FICCA de Direitos Humanos” ao filme cuja narrativa seja sobre os direitos humanos, de juventude, mulheres, comunidades LGBTs, indígenas, e tradicionais, pescadores, e extrativistas, realizados com um caráter político e pedagógico, e que sejam suportes em projetos de escolas e comunidades públicas.

Capítulo VIII - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 19°- Todos os filmes premiados receberão um (01) Certificado emitido pela Universidade Federal do Pará - Campus Bragança.
Art. 20° - A inscrição implica na prévia e integral concordância, por parte dos concorrentes, com as normas deste Regulamento, e na automática autorização da divulgação da obra à concurso, em mídias, redes, e mostras cineclubistas paralelas ao festival.
Art. 21° - O não cumprimento de qualquer uma das normas acarretará na desclassificação automática da obra inscrita.
Art. 22° - Os filmes deverão ter obrigatoriamente a classificação indicativa já definida no ato da inscrição, de acordo com determinação do Ministério da Justiça.
Art. 23° - Os conteúdos dos materiais enviados são de inteira responsabilidade dos autores e produtores.
Art. 24° - A Comissão dos Juris poderá dividir bem como criar prêmios, além de indicar Menções Honrosas, a um ou mais concorrentes.
Art. 25º - O Jornal Tribuna do Salgado se reserva ao direito de revogar, alterar ou anular, no todo ou em parte, este concurso, por razões de interesse público, bem como a prorrogar os prazos previstos, com a devida publicidade aos inscritos.
Art. 26° - A organização do Festival não fornecerá passagens, hospedagem, alimentação, transporte e diárias, para os representantes dos filmes concorrentes participarem do FICCA.
Art. 27° - Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Geral do Festival.


Bragança, 15 de agosto de 2016

Francisco Weyl
Diretor Executivo do Jornal TRIBUNA DO SALGADO
Coordenador do III FICCA - Festival Internacional de Cinema do Caeté  #FICCA2016


Tecnologia do Blogger.