#CINEMA > "Ficca abre inscrições para a terceira edição"


Realizado através do Jornal “TRIBUNA DO SALGADO”, o #FICCA -  - Festival Internacional de Cinema do Caeté, se constitui num espaço democrático de debate sobre sociedade e cultura, onde a relação hierárquica é substituída pela construção colaborativa do conhecimento, a partir da troca de olhares, experiências e perspectivas que estimulam o interesse da comunidade na arte e na participação social.

Inscrições, prazos, informações
Até o dia 30 de setembro estarão abertas as inscrições para o III FICCA.
O REGULAMENTO e a FICHA DE INSCRIÇÃO estão disponíveis em
As inscrições serão realizadas pelo EMAIL ficcacinema@gmail,com
Maiores informações podem ser obtidas pelo TELEFONE (91) 988212419
Os realizadores devem disponibilizar os filmes pela internet com as respectivas senhas para visionamento dos filmes inscritos.

Categorias em concurso
O III FICCA reconhecerá com prêmios filmes nacionais e estrangeiros , independentemente do formato de captação e do tempo de duração da obra, e mediante critérios de ordem artística, estética, poética, pedagógica, política, e social, nas seguintes categorias:

  1. Grande Prêmio do JURI (Concedido pela Comissão Oficial de Juris pela sua qualidade estética, técnica, artística e política, em geral);
  2. Prêmio do Juri Popular (Critério livre, concedido a partir de votação popular);
  3. Prêmio Imagem-Tempo (abrange as categorias: cenografia, figurino, fotografia, maquiagem);
  4. Prêmio Imagem-Movimento (abrange trilha sonora, montagem, roteiro, direção);
  5. Prêmio Experimental (abrange animação, videoclips, e outras experiências audiovisuais).

Grande Prêmio FICCA de Direitos Humanos
Além destas categorias, o III FICCA concederá o “Grande Prêmio FICCA de Direitos Humanos” ao filme cuja narrativa seja sobre os direitos humanos, de juventude, mulheres, comunidades LGBTs, indígenas, e tradicionais, pescadores, e extrativistas, realizados com um caráter político e pedagógico, e que sejam suportes em projetos de escolas e comunidades públicas.

Premiações
Todos os filmes premiados receberão uma premiação simbólica de um Certificado, conferido pela Universidade Federal do Pará.




Comissão de Juris Oficial
Presidida pelo cineasta SÉRGIO SANTEIRO, a Comissão dos Juris Oficial é constituída pelo jornalista Francisco Weyl;  pelo realizador e fotógrafo San Marcelo;  e pela fotógrafa e produtora cultural Dri Trindade.

Minicursos e Rodas de Conversas
Além das mostras competitivas, o #FICCA organizará diálogos temáticos, rodas de conversas, minicursos, sendo que todos estes eventos serão certificados pela Universidade Federal do Pará – Campus Bragança.

Homenagens
Este ano, o FICCA vai homenagear o cinema africano, particularmente o cinema de Cabo Verde, com a exposição sobre as obras dos realizadores Júlio Silvão (Cabo Verde), e João Sodré (Portugal), convidados do festival.

Coordenação
O FICCA tem a coordenação do autodenominado Carpinteiro de Poesia Francisco Weyl, diretor do Jornal "Tribuna do SALGADO", pela via do qual o FICCA é realizado.
Mestre em Artes, Especialista em Semiótica - pela UFPa; Bacharel em Cinema e Vídeo (ESAP / Portugal), Weyl coordena e colabora com projetos educativos de intervenção artística e social.
Poeta, realizador, cineclubista, e professor, ministrou aulas de arte, estética, comunicação, e antropologia da imagem, no Brasil (UFPa, FAP, IESAM – em Belém); em Cabo Verde (UNIPIAGET); e no ensino médio em Portugal (Escola Profissional da Região do Alentejo-EPRAL).

Produtores
O FICCA é produzido pelos fotógrafos, criadores e artistas visuais SAN MARCELO e DRI TRINDADE

Parceiros
Universidade Federal do Pará – Campus Bragança / Fundação de Telecomunicações do Pará - FUNTELPA / Academia de Letras do Brasil – Seccional Bragança / Projeto Aluno Repórter / Programa #TÔNAREDE / Fundação Educadora de Comunicação de Bragança

Apoios
Federação Paraense de Cineclubes – PARACINE / Associação Nacional de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde / Hotéis: Aruans Casarão / Solar do Caeté / Alternativo ; Palace.
Tecnologia do Blogger.