‪#‎EDUCAÇÃO‬ > “Ex-deputada assume a URE de Bragança” >



Maria Eulina Rabelo de Sousa Fernandes , 51 anos, toma posse daqui a pouco à frente da 1ª Unidade Regional de Educação da SEDUC – Pará (URE-Bragança). A cerimônia acontece nesta tarde de três de junho no “Fabrique eventos”, com transmissão ao vivo pela internet, via Núcleo Tecnológico de Educação - NTE.
Criadas para reestruturar e descentralizar a administração e a gestão pública institucional, tornando-as mais próximas das realidades de cada região, as unidades regionais de educação desempenham importante papel no apoio ao servidor e no aumento do controle social das próprias ações governamentais no setor educacional.
A nova gestora da 1ª Unidade Regional de Educação, portanto, tem como desafio integrar os diferentes polos (entre outros, os municípios de Bragança, Augusto Correa e Tracuateua), e a eles dar um tratamento igual, tudo isso com um orçamento cada vez mais enxuto.
Eulina Rabelo deverá combinar administração e política na gestão da Unidade. Afinal, ela tem experiência como técnica, gestora, e parlamentar. Ela se elegeu deputada estadual com cerca de 15 mil votos (2002), elegendo-se deputada estadual.
E somente não teria concorrido à reeleição pelo desgaste sofrido quando da cassação - pela justiça eleitoral - de sua candidatura à prefeita de Vizeu (2004). Naquela altura, teve de se envolver num debate sobre os direitos civis dos homoafetivos.
Em entrevista a VEJA (3/11/2004), ela teria se autodeclarado perseguida por uma inquisição moderna - por causa de suas orientações sexuais, razão pela qual ela teria ingressado com ações (danos morais) contra pessoas que falaram sobre sua intimidade no processo eleitoral.
Eulina Rabelo volta à ribalta e ao poder em 2009, quando assume a secretaria municipal de educação, em Bragança. Hoje filiada ao PSD, ela não comenta sobre boatos de que é a candidata do governador Simão Jatene à prefeitura municipal.
Sem dúvida que, embora ouça muito pouco, Bragança fala demais. A razão manda observar. É o que vamos fazer, mas também ficar na torcida de Eulina e com ela colaborar, para ampliar os direitos aos acessos ao ensino público de qualidade.
Serviço - A 1ª Unidade Regional de Educação funciona à Av. Mal. Floriano Peixoto, 1670, Centro, Bragança - PA, 68600-000, telefone: (91) 3425-5012. De segunda à sexta. Das 8h ao meio-dia, e das quatorze até dezoito horas. Nova gestora: Eulina Rabelo.
Fonte © ‪#‎TRIBUNADOSALGADO‬
(Texto: Francisco Weyl / Foto: Dri Trindade)
Tecnologia do Blogger.