#‎POSSE‬ > Gabinete tem novo chefe em Bragança

Convidado para ocupar o cargo de Secretário Executivo de Gabinete da Prefeitura Municipal de Bragança, o advogado Hugo Mercês, 28 anos, toma posse na tarde desta segunda, 11 de maio, no Quilombo do América. Baiano de nascimento (Feira de Santana), o advogado atua nas áreas de Direito Coletivos; Direito Público e Direito do Consumidor, desde março de 2012, ano em que concluiu seus estudos na Universidade Federal do Pará.
O novo chefe de gabinete Ingressou nos quadros do Município em fevereiro de 2013, como terceirizado da empresa WFK, que presta serviços em assessoria jurídica para a Prefeitura Municipal de Bragança. Em julho de 2014, ele passou a ocupar a função de assessoria jurídica no Gabinete do Prefeito, destacando-se em minuciosos exames, tão necessários às gestões, quando da assinatura de contratos públicos.
Depois de conquistar a confiança do prefeito Nelson Magalhães, Hugo Mercês tem diante de si a responsabilidade de articular o governo, nas diversas frentes, de forma a que a gestão possa se apresentar unificada e do mesmo modo melhor se comunicar com o conjunto da sociedade bragantina.
O advogado Hugo Mercês é a quinta pessoa a assumir o cargo de chefe de gabinete. Já desempenharam esta função, Josinaldo Reis do Nascimento, Ilidenilson Silva e Luís Eustorgio. Se observarmos a composição do governo de Bragança, logo perceberemos que o mesmo é formado por uma coalização partidária e que os grupos políticos disputam espaço no comando do Poder, razão pela qual não é muito grata esta função de chefe de gabinete.
Este profissional tem de saber articular o governo, sob o comando de seu chefe, o próprio prefeito, que deve estar à frente das suas ações, de forma a evitar protagonismos e manifestações de egos inflados que querem ganhar mídia para projetos políticos pessoais. A gestão nesse sentido há de ser coletiva, apresentando-se mediante marcas e metas definidas em seminários de planejamento dos quais participam tanto servidores públicos quanto a própria comunidade. 


América – O América é uma das diversas comunidades remanescentes de quilombos existentes na Região Bragantina. Certificado como comunidade Quilombola pela Fundação Palmares, com a decisão publicada na edição do dia 02 de fevereiro de 2015 no Diário Oficial da União, o América foi a primeira comunidade a realizar eleições diretas para diretor de escola.
Acompanhada pela coordenação de promoção de igualdade racial da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a eleição aconteceu no dia 31 de março, com a vitória da chapa única, coordenada pela Agente Comunitária de Saúde Rosete Araújo (diretora); Maria Augusta Silva (vice-diretora); Thaís Santos (Secretária); e Lucirene Silva (Tesoureira).
Além de manter as tradições culturais dos descendentes de africanos escravizados, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Américo Pinheiro de Brito também já entrou na era das tecnologias de informação e comunicação. Recentemente, foi incluída no projeto Banda Larga Rural da Claro, o que vai potencializar ainda mais as suas ações institucionais e pedagógicas e do mesmo modo contribuir para a melhoria da qualidade de vida daquela comunidade.

FONTE © ‪#‎TRIBUNADOSALGADO‬
(Texto: Francisco Weyl / Foto: Arquivo-FB/Prefeitura de Bragança)
Tecnologia do Blogger.