#MANGUE "Vencedor do FICCA abrirá nova fase do Festival"

Um filme que narra um dia de trabalho de pescadores que retiram caranguejos do mangue na RESEX Caeté-Taperaçú, no município de Bragança, Pará.
Este simples argumento - que foca a sociabilidade e as estratégias de trabalho no ambiente do mangal [mangue], com as suas complexas relações de vida e de trabalho – fez do filme DIA DE MANGAL, o vencedor da categoria de MELHOR DOCUMENTÁRIO do primeiro Festival Internacional de Cinema do Caeté, realizado ano passado em Bragança.
Rodada em Bragança, em 2013, sob a direção de Evandro Medeiros (Marabá, Pará), com direção de fotografia e imagens de Danilo Gustavo Asp, e assistência de produção e imagens de Christóvam Pamplona Neto, a obra vai abrir a nova fase do FICCA, que este ano começa com suas atividades em abril (dia primeiro).

SESSÃO:
A sessão de abertura acontecerá no dia primeiro de abril. Nesse dia o realizador Glauber Rocha também será homenageado, com exibição de três curtas.
Com formações, sessões, minicursos e sessões cineclubistas, a programação seguirá até dezembro, conforme programação que publicaremos no final deste texto.
O caleidoscópio de ações terá sua centralização quando da chegada do Santo protetor dos bragantinos, São Benedito, dia 8 de dezembro de 2015, que é quando acontece a abertura do segundo FICCA, que este ano entra em cena com um Atelier de Artes e Práticas Audiovisuais, que compreende práticas de ensino, de pesquisa e de extensão, centradas na área audiovisual.
A meta é formar jovens cineastas além da própria consciência crítica do público.
As projeções dos filmes são abertas ao público e seguirão uma dinâmica cineclubista, com apresentação das obras fílmicas e rodas de conversas.




CONVITE:
A comunidade acadêmica e a comunidade em geral estão convocadas para aderir a este projeto que vai formar jovens cineastas além da própria consciência crítica do público e do leitor-pesquisador em audiovisual, pela via de um Atelier de Artes e Práticas (FICCA-Cine), que compreende práticas de ensino, de pesquisa e de extensão, centradas na área audiovisual.
Os interessados devem enviar os seus dados completos (nome/telefone/endereço/universidade ou escola) para os endereços eletrônicos ficcacinema@gmail.com + carpinteirodepoesia@gmail.com ou para os telefones (91) 996422018 e (91) 988212419

FILMES:
1 de abril > DIA DE MANGAL (Evandro Medeiros):CONFLITOS E ABISMOS (Everlane Morais);RITO DE PASSAGEM (Juliette Yu-Ming); MARANHÃO 66 - DI CAVALCANTI - AS ARMAS E O POVO (Glauber Rocha)
8 de abril > GOTAS DE FUMAÇA (Ane Siderman); FILHOS DA HUTUKARA (Ana Lucia Mendina); DESENCONTRO MARCADO (Duarte Dias, Alice Bessa e Marcley de Aquino); ARUANDA (Lindanor Noronha).
6 de maio > CABRA MARCADO PARA MORRER (Eduardo Coutinho)
3 de junho > TEMPOS MODERNOS (Charles Chaplin)
2 de setembro > O CAVALO DE TURIN (Béla-Taar)
7 de outubro > NO MOVIMENTO DA FÉ (Fernando Segtowich, Pará) / O REBANHO (Márcio Barradas) / TERREIRO DE MINA (Edivaldo Moura); UM CÃO ANDALUZ (Luís Buñuel e Salvador Dali.)
4 de novembro> EUGÉNIO TAVARES – CORAÇÃO CRIOLO - BATUQUE, A ALMA DE UM POVO (Júlio Silvão Tavares)

MINICURSOS:
Abril – 15, 16 e 17 > A Linguagem Cinematográfica
Maio – 13, 14 e 15 > Cinema de Guerrilha
Julho – 9, 10, 11 e 12 > Filmagens de projetos audiovisuais
Agosto – 15, 22 e 29 + Setembro – 12, 19 e 26 > Audiovisual e mídias móveis na Escola

ESTUDOS:
Todas as segundas-feiras que antecedem as sessões cineclubistas.

© TRIBUNA DO SALGADO
(Foto: divulgação produção do filme DIA DE MANGAL)
Tecnologia do Blogger.