#PLATEAU Palácio da Cultura recebe cineclube de guerrilha


O diretor e editor do Jornal Tribuna do Salgado, Francisco Weyl, vai fazer uma fala nesta terça, 25/11/2014 no Palácio da Cultura Ildo Lobo, Praia, Cabo Verde.
A rodas de conversa (aqui denominada “master class”) faz parte da programação do #PLATEAU – Festival internacional de Cinema de Cabo Verde.
Weyl, que é formado em Cinema pela Escola Superior Artística do Porto, especialista e mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará, tem larga experiência na organização de cineclubes e na articulação de coletivos audiovisuais.
Ele é convidado especial do presidente da Associação Nacional de Cinema de Cabo Verde, Júlio Silvão, para acompanhar o #Plateau, que começou dia 21 de novembro e prossegue até o dia 30 de novembro de 2014.
Assumidamente na contracorrente cinematográfica, Weyl, que é cineclubista de coração, acredita que esta arte tem um caráter pedagógico e libertário fundamental para a construção das consciência e enfrentamento das diversas formas de opressão social .
“Dominados pelas formas opressoras ideológicas e mediáticas, como publicidades e novelas, que se massificam e moldam os comportamentos e as suas próprias percepções, os cidadãos aceitam passivamente os mecanismos de leituras que lhes são impostos de fora de suas realidades, disseminando consequentemente estes paradigmas pela via dos quais conseguem respirar e sobreviver, de forma autômata e sem pensar, os robôs, entretanto, há que reverter esta situação e construir um pensamento crítico”, desafia.
Além deste, Weyl participa esta tarde (24/11, às 18h) na LPC - Livraria Pedro Cardoso , de um diálogo sobre "Sebastião Alba : Arte, poética e imagem", onde irá discorrer sobre a relações entre filosofia e fotografia na poesia do luso-moçambicano Sebastião Alba, com recorrências aos filósofos Delleuze, Benjamin e Sontag , além de digressões autorais sobre o sentido da percepção simbólica da "imagem" fotográfica .
SERVIÇO – CINECLUBISMO DE GUERRILHA. Festival Internacional de Cinema de Cabo Verde #PLATEAU. Palácio da Cultura ildo Lobo, 10hs (25/11/2014). Entrada Franca. Com Francisco Weyl.
© TRIBUNA DO SALGADO
Tecnologia do Blogger.