#PLATEAU “Festival pauta a cena audiovisual Africana”



Realizado pela Câmara Municipal da Praia, com apoio do Ministério da Cultura, começa nesta sexta, 21/11, o primeiro Festival Internacional de Cinema da Praia – Plateau.

O certame ficará em cartaz até dia 30/11, com exibição de filmes de 14 países, divididos entres as mostras competitivas e paralelas. Portugal, Cabo Verde e Brasil, aliás, lideram o número de inscritos, respectivamente, com 17, 15, e 13, filmes.

Estados Unidos e Índia enviaram 2 filmes, cada. E com apenas um filme à concurso estão concorrendo ainda os europeus Espanha, e França; e os africanos Angola, Senegal, Moçambique, Guiné-Bissau.

Dos filmes que vão a concurso, constam 12 de origem cabo-verdiana; 10, de origem portuguesa; além de 1 filme do Reino Unido; 1 indiano; e 1 francês. As mostras oficiais acontecerão no Cine-teatro da Praia

As mostras não competitivas acontecerão no Palácio da Cultura Ildo Lobo e no Cine- Praia (shopping). O Festival também disponibilizará mostras não competitivas para áreas sem acesso a arte cinematográfica, portanto, criando e formando plateias.

Denominada Filmes nos Bairros, o projeto é da responsabilidade da Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde, através de seu coordenador, o Júlio Silvão.

Esta mostra levar 8 filmes para São Francisco; São Tomé; Achada frente; Vila Nova; São Martinho; Trindade; Bela Vista; e São Filipe.

Acontecerão ainda mostras de filmes infantis, e diversos máster class, tertúlias e diálogos, além do Fórum Plateau, que reunirá, no dia 27/11, os realizadores presentes no Festival.

O objetivo é discutir a condição atual do cinema africano bem como apontar estratégias de avanço deste setor em Cabo Verde, com a escritura e assinatura de um documento que orientará políticas audiovisuais no país.

Um detalhe que não poderá jamais passar despercebido deste festival e muito menos ainda do Fórum Plateau é que dos 17 filmes portugueses inscritos, 4 tem Cabo Verde como tema.

Uma reunião realizada na tarde de hoje entre o Vereador Antônio Carlos Lopes da Silva, que comanda o Pelouro da Cultura na Câmara Municipal da Praia, que é a grande patrocinadora do festival, buscou solucionar alguns gargalos de forma a que o #PLATEAU aconteça de acordo com o livre espírito artístico.

Maiores informações poderão ser obtidas no site oficial do #PLATEAU (http://www.cineplateau.cv) e na Fã-Page https://www.facebook.com/CinePLATEAU



Texto & Foto © Francisco Weyl, de Cabo Verde
Tecnologia do Blogger.