Quando o cinema se torna pintura



A realizadora sergipana Everlane Moraes Santo submeteu duas obras cinematográficas ao primeiro Festival Internacional de Cinema do Caeté – FICCA. São as primeiras animações-doc-curta-meragens que chegam para o certame. As obras têm como tema a pintura de Everton exprime o que há de mais real na vida do homem. Aos olhos desse artista, a humanidade é revelada pelos aspectos mais sublimes e também mais obscuros.

“O artista cria a possibilidade do humano se redimir através da auto-avaliação. Sua pintura não pretende agradar, mas cutucar. Ela é como uma revelação do BELO através do FEIO”, afirma a realizadora Everlane Moraes Santos.

“Everton” - Realizado neste ano de 2014, o doc-animação tem quinze minutos de duração e tem como tema o trabalho do artista Everton, que dá nome à obra cinematográfica. Este filme tem a produção de Nah Donato, com direção de arte de Everlane Moraes, Yuri Alves e Isaias Nascimento , direção de fotografia de Moema Pascoini ,câmera de Eduardo Freire e montagem de Gabriela Caldas.

“Conflitos e Abismos” – Este filme faz um profundo estudo iconográfico, iconológico e fenomenológico a obra de um artista sergipano, resgatando todo o material da sua trajetória artística, analisando a estética de seu trabalho e enfatizando a sua concepção sobre o universo artístico.

O I Festival Internacional de Cinema do Caeté acontecerá no município de Bragança, Pará, entre os dias 12 e 15 de Dezembro de 2014. O FICCA destaca o papel do cinema, do vídeo e da produção audiovisual em geral na construção de uma sociedade mais justa e solidária, sendo, portanto, uma jornada cultural sem fins lucrativos que tende a inverter a lógica do mercado audiovisual para potencializar a liberdade criativa.

O espaço é aberto para filmes e/ou vídeos curtas, médias e longas metragens de qualquer gênero ou temática. Cada realizador poderá submeter apenas uma obra ao FICCA.

Os interessados deverão preencher e assinar a ficha de inscrição e enviá-la para:

I FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DO CAETÉ - FICCA

Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1650 / Centro – Bragança – Pará – CEP: 68600-000 / CONTATOS: FICCA (ficcacinema@gmail.com) / Francisco Weyl (carpinteirodepoesia@gmail.com) / TELEFONES: (91) 96 42 20 18 / 88 21 24 19 / Regulamento disponível no sítio http://www.ficcafestival.blogspot.com



© FICCA #TRIBUNADOSALGADO



Tecnologia do Blogger.