Operação garante segurança nas praias





A Polícia Militar do Estado sabe que tem que acompanhar o movimento do aumento do fluxo de pessoas em Bragança e Ajuruteua neste período do ano, e, do mesmo modo, aumentar a sua capacidade de prestação de serviços. Por isso mesmo, a PM faz neste período a sua já tradicional operação verão, para orientar e garantir a segurança da população. E uma das novidades este ano é o temido etilômetro, também conhecido como bafômetro (Instrumento utilizado na fiscalização de trânsito para medir a concentração de bebida alcoólica ou qualquer concentração de álcool etílico - etanol) . De acordo com o planejamento da Operação verão 2014 das instituições que compõem o sistema de segurança público de Bragança, o Município vai continuar contando com a estrutura de quatro viaturas, que circulam em pontos estratégicos e zonas consideradas mais inseguras. Além disso, um efetivo policial atua na praia de Ajuruteua, com apoio de uma viatura e uma barraca climatizada, que serve de apoio tanto para o policiamento, quanto para facilitar o acesso do cidadão aos serviços de segurança. Esta ação é realizada de forma integrada com a Guarda Municipal, o DEMUTRAN, o DETRAN e o Conselho Tutelar. Nos finais de semana, a operação conta com apoio da base móvel da PM estadual, que se desloca ao Bragança por causa da presença de mais pessoas no município.

Além das blitz que fará na estrada que liga Bragança a Ajuruteua, com apoio de soldados do Batalhão de Trânsito, e das abordagens, com apoio do DEMUTRAN, nas praias, orientando os motoristas a fazerem um trânsito de paz. Ano passado foram registrados cerca de oito acidentes nessa rodovia. A PM, que espera que o número seja menor este ano, por causa das novas pontes, apela à sociedade que também faça a sua parte. O responsável pelas operações policiais na Região, Capitão Jofre, diz que as pontes são um bem comum que precisa ser mantido e que os condutores têm de ter consciência da velocidade de seu veículo e assim evitar acidentes.
Jofre diz que a PM colhe resultados que orientam um caminho certo, mas que os policiais sabem que tem de trabalhar para superar a meta do ano passado o que vai garantir um verão mais tranquilo para todos: “Nós entendemos que Bragança tem uma população grandiosa e com um potencial turístico e histórico que tem que ser garantido, mas os cidadãos também tem que contribuir, respeitando a cidadania de cada um e também ao meio ambiente”, afirma.
Além de não dar tréguas aos motoristas que tentarem trafegar nas praias, PM, DETRAN e DEMUTRAN vão ficar de olho e ouvidos ligados nos exagerados sons automotivos que desrespeitam o ambiente. Por esta razão, a polícia promete estar nos pontos estratégicos, para orientar e multar se for preciso: “Precisamos contar com o cidadão para que, juntos com os demais órgãos, tenhamos um veraneio de paz”, finaliza o Capitão.

Trânsito - A equipe de agentes do Departamento Municipal de Transito (DEMUTRAN) atua na mesma base operacional da Policia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. O DEMUTRAN de Bragança conta com quarenta servidores entre agentes de trânsito e funcionários administrativos, entretanto, dez agentes reforçam a fiscalização e orientam condutores de veículos e ordenam o estacionamento dos ônibus e fazem cumprir a lei que impede a circulação de carros na praia, além de dar apoio na barreira da SEFIN (Secretaria Municipal de Finanças).

Guarda-vidas - O Corpo de Bombeiros também intensifica nas praias a sua ação para orientar e prevenir os banhistas. Casos mais comuns neste período do ano são os descuidos dos pais, seguindo-se das rápidas perdas de crianças, que aparecem sozinhas andando pelas praias. Por esta razão, foram adotadas as pulseiras de identificação com inscrição dos nomes do pai e da mãe além de um telefone de contato. As pulseiras ajudam a localizar meninos e meninas perdidos, as os pais não podem descuidar.
Em Ajuruteua, durante este mês, o Corpo de Bombeiros atua com um grupamento de dezesseis soldados. Eles ficam em zonas nas quais é maior o perigo de afogamento, mas também se deslocam ao longo da praia para atender outras demandas. Entre estes soldados, está o Sargento Maciel, que tem vinte e dois anos de corporação, a soldado Helen, que tem cinco anos de corporação, e o soldado Jean, oito anos de corporação.

Anote os telefones da POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL

ANANINDEUA (91) 33211911 / (91) 32552100
BENEVIDES (91) (91) 37242039 / (91) 37241444
CASTANHAL (91) 37251269
SANTA MARIA (91) 34421121

TELEFONES ÚTEIS
Pró-PAZ 100
Polícia Militar 190
Ambulância 192
Corpo de Bombeiros 193
Cosanpa 195
Defesa Civil 199
Disque-Aids 1520
Disque-Detran 1514
Procon 1512
Capitanias dos Portos 242-7188
Rede Celpa 0800-910196
SOS-Tortura 0800-7075551

TEXTO © TRIBUNA DO SALGADO / FOTO © DRI TRINDADE
Tecnologia do Blogger.