Jovens recebem formação em comunicação


Cento e dez jovens de escolas públicas de diversos municípios da Região receberão formação do Projeto Aluno Repórter – A Imprensa na Escola Rádio e TV até o final do ano. O projeto, que existe desde 2008 e que já formou mais de quinhentos jovens estudantes, reúne a nata do jornalismo bragantino este final de semana na sala de vídeo do Instituto Santa Teresinha - IST para uma série de palestras e oficinas práticas.
O “Aluno Repórter” é coordenado pelo professor e radialista Beto Amorim (foto). Ele diz que, ao capacitar alunos para atuarem como repórteres, o projeto desperta o interesse pela pesquisa, potencializa o interesse pela leitura, promove e estimula a produção textual, sendo, portanto, uma proposta que contribui na formação integral de alunos da rede pública de ensino, desenvolvendo habilidades e competências, tendo como referência as Tecnologias de Informação e Comunicação, com ênfase para o Rádio e a TV.
“Podemos perceber que os avanços tecnológicos no processo ensino-aprendizagem dependem de ações que levem em conta todo este universo de informações valiosas,
vividas no dia-a-dia desse aluno, contudo, podemos contemplar este Projeto como parte do processo de construção do conhecimento, que não vem apenas da sala de aula propriamente dita, mas de atividades que envolvam toda comunidade intra e extra-escola com as novas tecnologias de informação e comunicação”, afirma o coordenador.
O Projeto alcança cerca de 20 escolas nos municípios de Bragança, Tracuateua, Viseu, Cachoeira do Piriá e Augusto Correa, além de jovens que participam do Pro-Jovem Urbano e do Sistema Educativo Radiofônico de Bragança - SERB. Ao participar do Aluno Repórter, o jovem obtém formações no campo da comunicação radiofônica e televisiva e se compromete produzir notícias semanais que são veiculadas pela Fundação Educadora de Comunicação, via TV e Rádio. Além disso, os estudantes utilizam laboratórios de Rádio/TV para produzir notícias para a webtv.
No arranque das formações intensivas deste fim de semana, os estudantes vão poder assistir palestras sobre História do Rádio e Ética Profissional (Celso Leite); Leitura e Produção Textual (Clédson Jair); Radiojornalismo - Produção de Externa (Danilo Augusto); Gêneros de Programa / Ortografia (Gerson Peres Filho/ Prof Aldo Band); Radiojornalismo - Técnica / produção jornalística / veiculação / Esporte (J. Baia); Legislação de Imprensa (J. Brígida).
Os estudantes que participarem do Projeto serão formados em produtor, programador, técnico, repórter e apresentador de programas, participando semanalmente de programações de Rádio e TV e atuando, desta forma, como alunos repórteres em suas respectivas escolas. Por uma questão de organização pedagógica, este ano o Projeto Aluno Repórter dividiu 85 alunos para Rádio, e 25 para TV, sendo cinco alunos de cada uma das seguintes escolas: Bolívar Bordado da Silva; Luís Paulino Mártires; Rio Caeté; Mario Queiroz do Rosário, IST.
Na área da Televisão, os estudantes participam na produção de mídias educativas, curtas-metragens e um Programa Jornalístico (Programa Aluno Repórter TV) na TV Educadora - canal 30. Na área de rádio, haverá participação, ao vivo, uma vez por semana, dentro do Programa Aluno Repórter – A Imprensa na Escola (08:00 às 09:00) na Rádio Educadora AM – 1390 khz, e na Rádio Educadora FM – 106,7, (Programa Tô na Rede – 12:00 às 14:00h), além de produção e apresentação de programas e demais produções de rádio, uma vez por semana, no período de uma hora, no Laboratório de Rádio do projeto.
SERVIÇO – Certificação/Formação do Projeto Aluno Repórter. Instituto Santa Teresinha. Dias 21 e 22 de Junho de 2014. Coordenação: Professor Beto Amorim. Apoio: Tribuna do Salgado.

Tecnologia do Blogger.