#CINEMA “Escola bragantina diz que FICCA”




#CINEMA “Escola bragantina diz que FICCA”. A escola pública de ensino fundamental Yolanda Pereira da Silva saiu na frente e se tornou a primeira parceira do Festival Internacional de Cinema do Caeté – FICCA. A parceria selou a adesão da escola à #REDEFICCA
A parceria foi verbalmente acordada o jornalista diretor da#TRIBUNADOSALGADO, Francisco Weyl, coordenador do FICCA, e a diretora e a coordenadora pedagógica da escola, respectivamente, as professoras Valeria de Nazaré Ramos e Maria do Carmo.
A escola, que fica localizada na Vila de Taperaçú-Porto, distante cerca de 1,5 Km da Vila de Bacuriteua, Km 9 da estrada Bragança-Ajuruteua, tem 40 anos, 115 alunos e 7 professores, que trabalham nos turnos da manhã e da tarde.
Mediante a parceria, o coordenador do FICCA inicialmente vai apoiar a escola na concepção, criação, produção e realização de um curta-metragem de cerca de dez minutos de duração, cuja temática é sobre a história e as estórias da Vila de Taperaçú-Porto.
Um primeiro workshop acontecerá na escola no dia 29 de maio, com a participação de professores, estudantes e de pessoas da comunidade, convocadas para uma roda de conversa na qual irão narrar suas próprias histórias e dessa forma construir de forma colaborativa a memória audiovisual da Taperaçú.
Jornada cultural sem fins lucrativos, o festival inverte a lógica do mercado audiovisual brasileiro e potencializa a liberdade criativa. Nesse sentido, em agosto, entre os dias 19 e 22, o FICCA desenvolverá um segundo projeto na escola Yolanda Pereira da Silva, com ênfase no uso do audiovisual como ferramenta pedagógica e de consciência po-ética.
O FICCA acontece em dezembro, mas até lá a organização do evento fará parcerias com escolas publicas e associações comunitárias para criar redes colaborativas pela via das quais sejam produzidos filmes coletivos de natureza documental e social, a partir de oficinas de formação em Roteiro /Produção / Realização / Montagem de ficção e documentários. Todos os filmes realizados nas oficinas comporão uma das mostras do FICCA e disputarão em pé de igualdade com os demais filmes que venham a ser enviados ao certame de dezembro.
#DizqueFICCA: TIM: 9642 2018 / OI: 8821 2419
Texto/Fotos © #TRIBUNADOSALGADO


Tecnologia do Blogger.